13 Mai 2025

Dia do Automóvel: Tudo o que você precisa saber sobre pintura automotiva profissional

No dia 13 de maio, celebramos o Dia do Automóvel, uma data especial para quem é apaixonado por carros e trabalha no setor automotivo. E não dá pra falar de veículos sem falar da pintura automotiva, um dos aspectos que mais chama atenção no acabamento e no valor de um automóvel. Pensando nisso, a CJR preparou esse conteúdo para responder algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto — e mostrar como uma cabine de pintura automotiva pode ser a chave para elevar a qualidade do seu serviço.

Quais os tipos de pintura automotiva?


Existem diferentes tipos de pintura automotiva, cada uma com finalidades específicas. As mais comuns são:
Pintura sólida, com cor única e acabamento uniforme;
Pintura metálica, que traz partículas de alumínio para dar brilho e profundidade;
Pintura perolizada, que reflete diferentes tons conforme a luz;
Cada tipo exige cuidados específicos e um ambiente controlado para garantir um resultado perfeito.

Como garantir a qualidade da pintura?


A qualidade da pintura depende de vários fatores: preparação correta da superfície, uso de tintas adequadas, controle de temperatura e umidade e, principalmente, um ambiente livre de poeiras e contaminações. Por isso, realizar o serviço em uma cabine de pintura é essencial para garantir durabilidade, brilho e uniformidade.

Como uma cabine de pintura ajuda na qualidade?


A cabine automotiva oferece um ambiente controlado e seguro, com filtragem de ar e exaustão adequada para remover partículas e evitar imperfeições. Ela também mantém a temperatura ideal para a secagem da tinta e protege o pintor da exposição a vapores nocivos. Com isso, é possível obter um acabamento profissional, reduzir retrabalhos e aumentar a produtividade.

Precisa remover a pintura anterior?


Na maioria das vezes é necessário, mas irá depender da situação da tinta e do carro:
Se a pintura atual estiver em boas condições: Pode-se apenas lixar para criar aderência e aplicar a nova camada por cima.
Se houver trincas, descascamento ou ferrugem: A pintura antiga precisa ser removida completamente até o metal ou o primer, para garantir a durabilidade da nova aplicação.
Em casos de repintura total ou mudança de cor: Geralmente é necessário um processo mais profundo, com lixamento completo e preparação adequada de toda a carroceria.

O importante é não tentar “tapar” defeitos — isso só adia problemas e prejudica a durabilidade da pintura nova.

Quer melhorar a qualidade da pintura automotiva no seu negócio?


A CJR é especialista em cabines de pintura automotiva e pode te ajudar a escolher a solução ideal para o seu espaço e demanda. Fique de olho nos nossos conteúdos e entre em contato para transformar seus resultados!

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